A Máquina do Hype #09

Máquina do Hype #09
© The Cobra Snake

Peças Novas

O dia está de chuva. Uma infelicidade que só pode ser corrigida com
Small Planet, belíssimo single que anúncia o álbum de estreia de Ferraby Lionheart [ver arquivo], Catch The Brass Ring, disponível a 4 de Setembro. Apostamos que era capaz de fazer chorar as pedras da calçada, não estivessem estas já chorosas de apanharem com tanta chuva. Sem mais: a devoção por este homem continua intacta.

Peças Soltas

Aqui está Dan Deacon [Hype #07], com um sorriso de orelha a orelha, num programa da manhã de uma afiliada da NBC. Poderá isto um dia acontecer no Praça da Alegria?! Temos as nossas sérias dúvidas. Mas que foi o “Momento Zen” da semana que passou, foi.

Peças Usadas

Um amigo arquitecto, assim mesmo, com minúscula, ou melhor ainda, arquitecto, assim sim, recomendou Mary Onettes. O nome é um trocadilho com “marionetas”, explicou, e são suecos, sublinhou. Os portugueses morrem de amores por trocadilhos, coisa infantil e preguiçosa já se sabe, mas quando um arquitecto fica fascinado com um trocadilho rasteiro como este, está explicado o porquê de alguma arquitectura que por cá se faz. Quanto aos Mary Onettes, fazem um revisionismo aborrecido da viragem dos Anos 80 para os 90. New Order, The Cure e por aí adiante. Este fenómeno, o dos suecos se dedicarem ao revisionismo da pop passada [ver Hype #06], é tão preocupante como o prazer que temos com os trocadilhos. Ainda assim, deixamos ao nosso prezado arquitecto Jenny Wilson, sueca bem parecida que editou em 2006 Love And Youth. Vai lá encontrar muito de Anos 80, claro está, mas bem revistos. Ora ouça e depois escreva-nos uma memória descritiva, ó arquitecto.

Medição e Ensaio de Peças

Os Young and Restless [sim, quase como a telenovela] lançam álbum de estreia lá para meados deste mês, o single de apresentação, Kapow!, disponível para download gratuito e legal no MySpace deles, convence desde logo pela força da bateria e pelo histerismo vocal de Karina Utomo, tanto mais que foi single da semana passada no iTunes. Verdade seja dita, estávamos longe de imaginar que em Camberra, Austrália, terra dos Young and Restless, havia uma qualquer e hipotética cena “indie” bem sucedida.

Na mesma linha, mais vale tarde do que nunca!, fica aqui You’re Supposed To Be My Friend, retirado do recente Cookies, álbum de estreia dos 1990s. Reparem, não se chamam “The 1990s”, mas apenas 1990s. Deixando de lado o detalhe, 1990s são assim muito despretensiosos, não fossem eles de Glasgow, e fazem rock [ou “indie” ou o que entenderem] hiper-eficaz. Só temos a agradecer por isso.

Mudando de estilo como quem muda de camisa, são boas as notícias: os Bitchee Bitchee Ya Ya Ya [ver arquivo] vão assinar contrato esta semana e terão disco de estreia lá para Setembro. Apesar da novidade, ainda não há apresentação ou sequer foto, vá lá, oficial da banda, muito menos se sabe o nome da editora com quem vão assinar. Ficam outras perguntas por responder: será que a tipa, com uma faixa negra a ocultar-lhe os olhos, que aparece nas fotos do MySpace faz parte dos BBYYY? E aquele pé bem feito num sapatinho prateado, afinal de quem é, dela, dele ou é de ninguém? A única aparente certeza é que se trata de uma dupla, isso mesmo: Bitchee Bitchee e Ya Ya Ya, e que são muito simpáticos, pelo menos a avaliar pelos e-mails recebidos. O novíssimo Before, disponível para download gratuito e legal no MySpace dos BBYYY, tem pelo meio um som que parece saído daquelas gaitas de plástico, muito irritantes, que existiam nas aulas de Educação Musical.

Ruído da Máquina

Small Planet
Catch The Brass Ring
Nettwerk – 2007

Ferraby Lionheart

A Brief Story
Summertime – The Roughest Time
Rabid – 2005
Jenny Wilson

Kapow!
Young and Restless
Dot Dash – 2007

Young and Restless

You’re Supposed To Be My Friend
Cookies
Rough Trade – 2007
1990s

Before
Myspace.com/bbyayaya – 2007
Bitchee Bitchee Ya Ya Ya

Nota: A minha Máquina do Hype é publicada todas as segundas-feiras.
Os MP3s desta edição são autorizados, expressamente e por escrito, pelo[s] respectivo[s] autores[s] e serão retirados em 24 horas.