A Máquina do Hype #01

Hype 01
© The Cobra Snake

Peças Novas

É verdade, Feist conseguiu, 1 2 3 4 é o segundo grande single posto a circular do álbum que já aí está há venda, The Reminder, o outro é My Man, My Moon. A diferença é que este 1 2 3 4 dá para tudo: trautear, dançar, bater palminhas e até para pensar que não é com golpes de sorte que se conseguem coisas destas. E há que reparar na engenharia da coisa: até aos 20 e poucos segundos parece que nada vai acontecer, depois a melodia abre e leva-nos com facilidade. O vídeo acompanha a excelência do single, confirmem no Youtube.com. Só de pensar que houve um tempo em que Feist usava o nome de Bitch Lap-Lap e rapava em espanhol com um fantoche feito de meias, até dói.

Peças Soltas

Darondo. O homem andava de Rolls Royce branco, abria concertos para o James Brown e era tido como o próximo Al Green, até que em meados de setenta desapareceu. Foi recuperado em 2005 por Gilles Peterson para a colectânea [Gilles Peterson] Digs America, com o single Didn’t I. Tendo em conta o interesse que despertou, a Ubiquity lançou no ano seguinte Let My People Go. Nela está recolhida, se é que assim se pode dizer, a obra completa de Darondo, que se resume a nove singles. Sim, nove, mas todos grandiosos. Há coisas assim.

Peças Usadas

Não é novidade nenhuma: são três raparigas de Brooklyn, todas teclistas, dão pelo nome de Au Revoir Simone [não a de Beauvoir, mas tanto quanto se sabe, a de um filme de 1985, Pee-Wee’s Big Adventure, de Tim Burton], editaram um álbum, The Bird Of Music, e foram adoptadas como coqueluche por [quase] tudo o que é blog e revista de música. E até David Lynch anda por aí a dizer que são as preferidas dele. O uso abusivo dos sintetizadores e o lado querido das Au Revoir Simone fazem lembrar muito uma coisa de início dos anos 90, Les Mariages Chinois, de Philippe Katerine, reeditado há pouco. Ambos os discos, o das Au Revoir hoje e o de Katerine em retrospectiva, sofrem do mesmo mal: à primeira escuta fascinam, à segunda descobrimos-lhes as fragilidades e à terceira estão gastos. Agora uma pequena teoria: uma busca rápida ao Google e os resultados indicam rapidamente o porquê da súbita euforia à volta das Au Revoir Simone, para além de carinha laroca, há pernoca bem feita. Neste caso, a multiplicar por três.

Medição e Ensaio de Peças

Nota máxima para os nomes que as bandas brasileiras escolhem. Depois dos Cansei de Ser Sexy, há agora os Luísa Mandou Um Beijo. São do Rio, não consta uma Luísa da formação, mas sim uma Flávia, acompanhada de Fernando, PP, PC, Shockbrou, Andrezinho e Luciano. Fazem pop como deve ser, levezinha e fresca, confiram Hoje, o Mar Dançou no Céu. O álbum está todo aqui, o download é gratuito e legal.

A minha Máquina do Hype é publicada todas as segundas-feiras.