ARCHI 2010

A ARCHI 2010, acrónimo para Iniciativa da Cruz Vermelha Africana e Crescente Vermelho – 2010, iniciou-se em 2001, tendo como objectivo melhor as condições de higiene e saúde pública em África até 2010. Fui contactado pela Ian Gall em 2002 para fazer as ilustrações das brochuras informativas que iriam ser distribuídas por vários países, e passados 3 meses, tinha feito, ao todo, 100 ilustrações.

Dessas, foram utilizadas cerca de 80, sobre os mais variados temas, da prevenção da malária, à montagem de tendas, todas num estilo rude, capaz de aguentar a reprodução mecânica, já que poderiam ter de ser fotocopiadas pelos voluntários. A etiqueta cultural, à falta de melhor expressão, tinha regras muito curiosas, por exemplo, os órgãos sexuais, não importa se masculinos ou femininos, não deveriam ter quaisquer pêlos púbicos. Mais complicada foi uma série de bebés, que tinham de ser todos iguais, mas com várias doenças, que por sua vez, tinham de ser facilmente identificáveis. Quando cheguei à varíola, já me coçava todo.

Cada brochura, 15 no total, teve uma tiragem de 85 mil exemplares em três línguas, inglês, português e francês, ou seja, por 53 países, foram distribuídas 1 milhão e 275 mil brochuras. Nada mau.

Os resultados da iniciativa, que também envolve a participação da OMS, UNICEF, UNAIDS e o UNFPA, podem ser consultados aqui.

This is about a work I have done for International Red Cross and Red Crescent Society, you can find all info here .