Craig Atkinson: Apontamentos

A propósito da exposição Invasão de Craig Atkinson na Dama Aflita, ficam aqui algumas fotos da montagem, master class na FBAUP e inauguração da exposição. As fotografias foram tiradas pela Joanne [mulher do Craig], pelo próprio, por mim, pelo Rui Vitorino Santos e pela Lígia Guedes da Dama Aflita.

Montagem, 21 de Maio.

Craig Atkinson | Galeria Dama Aflita - Porto

O Craig trouxe todos os desenhos dentro desta caixa, no topo vê-se bem o símbolo da Café Royal, a editora dele. Entre abrir e não abrir, ir buscar o material que era preciso e um sem número de outras pequenas tarefas, admito que às tantas não conseguia tirar os olhos da caixa.

Craig Atkinson | Galeria Dama Aflita

O primeiro passo foi distribuir os 200 e pouco trabalhos pelas 3 paredes da galeria, estabelecendo assim um ponto de partida para disposição. Nesta fotografia, está um dos meus favoritos: um lutador de boxe, o “Andre” [2ª fila, 3º a contar da direita], que integrou a exposição Katalogue no Museu Oscar Niemeyer.

Craig Atkinson | Galeria Dama Aflita

Foi a partir deste pequeno núcleo que a montagem arrancou, depois a “mancha” alastrou-se pelas outras paredes, criando-se assim uma grelha que permitia acolher todos os trabalhos, qualquer que fosse a natureza, técnica e formato. Uma opção muito acertada, tendo em conta a quantidade e variedade dos mesmos.

Craig Atkinson | Galeria Dama Aflita

A montagem, com intervalos, durou 6 horas. É visível o crescimento e extensão do núcleo inicial na horizontal, depois na vertical e através de ramificações. Aqui o Rui está a preparar um trabalho para ser colocado, foram utilizadas gelatinas, pregos e pegas consoante o peso e espessura de cada trabalho.

Craig Atkinson | Galeria Dama Aflita

Já na recta final, chegou o momento do tira daqui, coloca acolá, aqui fica bem, ali é melhor. Repitam isto em uníssono, como se fosse uma mantra e vão ver que: ou entram em delírio ou em ciclo. A solução é voltar atrás, afunilar ideias, ir aos detalhes e colocar um ponto final naquilo que ficou em aberto.

Master Class, 22 de Maio.

Craig Atkinson | Master Class, FBAUP - Porto

Antes: o Rui verificava detalhes, o Craig estava cansado, não dormia desde as 3 da manhã!, e eu tentava manter os meus níveis de nicotina altos. Depois: o Craig optou por sentar-se na boca do palco, em vez de usar o clássico Power Point, recorreu ao site dele para mostrar trabalhos, esboços e edições da Café Royal.

Craig Atkinson | Master Class, FBAUP - Porto

A Aula Magna estava bem preenchida, tirando uma ou outra fuga ocasional, manteve-se assim até ao final. O Rui Vitorino é o terceiro da primeira fila, atrás dele está o Mário. Quando o Craig falou sobre a Orange, e o facto desta ter a cor que usa registada [Pantone® 151], ouviu-se um burburinho de espanto entre o público.

Craig Atkinson | Master Class, FBAUP - Porto

Perguntas e respostas, uma delas muito interessante, se o facto de o Craig optar por um registo muito semelhante ao do esboço, o que acontecia quando tinha de arte finalizar os trabalhos. Houve ainda tempo para mostrar alguns sites sobre ilustração. Útil para quem queria ficar a saber como poderia mostrar trabalhos.

Inauguração, 23 de Maio.

Craig Atkinson | Invasão, Dama Aflita - Porto

Antes da abertura o Craig ilustrou o vidro da montra Dama Aflita, aqui uma cara, ao lado o Andre em ponto grande, em baixo um diagrama e em cima o título da exposição. Infelizmente, não pude assistir a isto. É que a oficina de BD na BAG não podia parar, por isso cheguei tarde, acompanhado por alguns participantes.

Craig Atkinson | Invasão, Dama Aflita - Porto

Quando cheguei a galeria estava cheia de gente, depois vazou, depois voltou a encher. Pelo que fui apanhando, conversas soltas, comentários, observações, a receptividade foi positiva. Também havia alguma curiosidade há mistura, pelo menos para quem já conhecia alguns trabalhos, mas nunca os tinha visto ao vivo.

Craig Atkinson | Invasão, Dama Aflita - Porto

Um dos aspectos mais curiosos, sinal de boa disposição e abertura, é o facto do passeio em frente à galeria ser invadido por quem visita as exposições em dia de inauguração. Não importa muito se está bom, como era o caso, ou mau tempo. E até há quem suba e desça a rua várias vezes para ir buscar uma cerveja “ao turco”.

Craig Atkinson | Invasão, Dama Aflita - Porto

Gosto muito desta fotografia. Nela, além do Craig, vemos o Rui e a Lígia Guedes, só mesmo falta aqui o Júlio, que estava em Angola, para termos um retrato completo da Dama Aflita.

Podem encontrar mais fotografias, séries completas!, no site do Craig, no blog da Dama Aflita e no Facebook de ambos.

A exposição continua até ao dia 20 de Junho. Não a percam.