Dama Aflita: Jack Teagle

Dama Aflita: Jack Teagle

A Galeria Dama Aflita inaugura a 11 de Setembro, pelas 17 horas, a exposição Zona de Combate de Jack Teagle. Comissariada por mim, a exposição marca o arranque da temporada e é a primeira em Portugal do ilustrador.

Estão todos convidados para a inauguração, próximo sábado, dia 11, às 5 da tarde!

A exposição que a Dama Aflita abre a 11 de Setembro recolhe uma selecção de trabalhos de Jack Teagle, ilustrador inglês que centra uma grande parte do seu trabalho em ícones da cultura popular (lutadores de wrestling, heróis de séries televisivas e banda desenhada, etc.), relacionando-as de forma inesperada com figuras mitológicas, religiosas ou fantásticas (Minotauro, Anúbis, Jesus Cristo). Envolvidas quase sempre em situações de luta ou em contextos mundanos, demasiado mundanos até, como a solução de pequenos dramas do quotidiano. Em ambos os casos, com desfechos que têm tanto de inglório, como de desconcertante e cómico. Esta temática aguerrida e maniqueísta, que além do “bem contra o mal”, toca no “clássico contra o contemporâneo”, surge aqui numa perspectiva aparentemente infantil, muito graças ao ridículo das situações encenadas por Teagle, mas também através das cores, fortes, e da representação da figura, plastificada. Nessa linha, além de ilustrações, quadros e pequenas histórias, o ilustrador apresenta ainda na Galeria Dama Aflita um conjunto de figuras de acção alteradas pelo próprio, uma forma de materializar aquilo que ilustra.

Zona de Combate
Exposição de Jack Teagle
11 de Setembro a 23 de Outubro de 2010.

Galeria Dama Aflita
Rua da Picaria, 84
Porto

Entrada Gratuita

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 15h às 19h.

Mais informações em Damaaflita.com.

Invitation: Combat Zone – solo exhibition of illustrator Jack Teagle in Galeria Dama Aflita, Porto, Portugal. Curated by me, the exhibition will run from September 11 until October 23, 2010. If you are in town, you are invited to the opening party: September 11 at 17:00! Otherwise, catch a cheap flight, hop over to Porto and join us.