Entrevista Súbita com Gary Panter

Gary Panter
© Gary Panter

A Entrevista Súbita desta semana é com Gary Panter e já está no Mundo Fantasma. O Gary é um dos meus heróis, e acreditem, tenho poucos.

Agora a habitual nota biográfica: nascido em 1950, Durant, Oklahoma, E.U.A, Gary Panter é ilustrador, pintor, designer, autor de bd e um dos mais carismáticos e influentes artistas norte-americanos da sua geração. O traço bruto [ou “ratado”, para ser mais exacto] e a habilidade de combinar e recriar estilos diferentes são a principal característica do trabalho de Gary. E é essa a grande virtude dele: mostrar que a originalidade de um autor, nesta viragem do séc. XX para o XXI, está sobretudo na capacidade de apropriação, remistura e recriação de trabalho alheio. E não, não estou a falar de cópia ou pilhagem. A questão, em aberto e muito pertinente, é outra: nos dias que correm, um “estilo próprio” é uma mais-valia para um autor ou artista?!

Não sei. O que é verdade é que desde o pós-guerra [meados do séc. XX], essa questão já se colocava na pintura, nomeadamente através da Pop, e que nas últimas décadas o sampling, na música, é palavra de ordem criativa e motor de grandes revoluções. Em todo o caso, a bd e a ilustração pecam por esse atraso, vá lá, conceptual. Quanto ao Gary, obras como Jimbo in Purgatory e Jimbo’s Inferno, ambos pela Fantagraphics, são de leitura obrigatória para qualquer leitor que se preze. Outro título recente e imperdível é o divertido Facetasm, com Charles Burns.

The Sudden Interview of this week is with Gary Panter and it’s already online in Mundo Fantasma. Gary Panter [1950, Durant, Oklahoma – USA], illustrator, painter, designer, cartoonist, is one of the most charismatic and inspiring artists of his generation. The “ratty” line and the ability to combine and recreate different styles are a trademark of Gary’s groundbreaking work in illustration and comics. Jimbo in Purgatory and Jimbo’s Inferno, both by Fantagraphics, are mandatory reading for all comic readers. Also, don’t miss the grotesquely funny Facetasm, with Charles Burns.