Máquina do Hype #13

Hype 13
© Last Nights Party

A Máquina chega com atraso, por isso mesmo, continua diferente na estrutura:

Detesto o número 13, não é que seja supersticioso ou coisa parecida, mas há qualquer coisa no próprio número de muito irritante. Irritante, porque quando reparo nele, de repente, começa a aparecer em todo o lado. E é precisamente esta persistência, ou omnipresença, que me irrita. Azares nunca tive, até porque acredito mais nos acasos: felizes ou infelizes. Acontece que quando estou em qualquer lado, virtude profissional, reparo em tudo o que é “gráfico”, desde um postal que esteja para oferta, ao tagging de uma parede, passando pelo desenho do cimento nos passeios. Há sempre qualquer detalhe importante nestas coisas, pelo menos para mim, por isso mesmo, não digo que não a panfletos, autocolantes, cartões e toda a tralha promocional que por aí há.

Há uns dias, deram-me um desses autocolantes, onde havia apenas um endereço: www.deathtosizo.com. Como a tipografia não ajudava, li Death To Siza [Morte Ao Siza] e pensei, aleluia! finalmente um “abaixo assassinato” contra o homem. Só depois é que percebi que não era Siza, mas Sizo. Achei então que se calhar seria um qualquer manifesto online contra o bom senso e a circunspecção, mas nesse caso, siso estava mal escrito, por isso, fiquei na mesma. Quando fui ver o site, percebi que afinal os Sizo são uma banda do Porto, ok, Morte aos Sizo!, e têm um álbum para download gratuito e legal, Nice To Miss You.

Um mês antes, estava perdido na zona de Boavista, não sabia bem onde ficava uma rua e pedi indicações a quem passava. Num muro, atrás da pessoa que me estava a dar indicações, vi grafitado: syzygy.com.pt. Conhecia a expressão da astronomia, mas mais uma vez, fiquei a pensar no que iria encontrar, e lá encontrei as Syzygy, colectivo de hip hop feminino, também do Porto, da qual fazem parte as MC Capicua e M7 e a vocalista Maria e com o EP Três Corpos Astrais Alinhados para download gratuito e legal no site delas. Resultado: naquele dia voltei a pedir ajuda para encontrar a tal rua, porque estive mais atento ao graffiti, do que às primeiras indicações que me foram dadas.

Deixando de lado a má navegação do site dos Sizo e o facto do das Syzygy não funcionar no Safari [tive que recorrer ao Firefox para aceder aos conteúdos], este marketing de guerrilha [?!] resultou muito bem em ambos os acasos. É claro que não tem a mesma amplitude de uma mailing list bem gerida ou de um comboio de amigos do MySpace, de qualquer modo, não é de menosprezar a força que meios de divulgação como estes, convencionais ou até mesmo artesanais, ainda têm. Mais ainda, como estão a cair em desuso, são tão paradoxais, que resultam contemporâneos. Resumindo: o autocolante e o graffiti levaram-me tentar perceber uma mensagem, a descobrir. E isto, é insubstituível como experiência.

O mais engraçado, é que tudo isto aconteceu em dois dias 13, o de Junho e este último, sexta-feira. E pronto, foi o Hype. O décimo terceiro.

Ruído da Máquina

Demo The Satan
Nice To Miss You
Deathtosizo.com – 2007
Sizo

Lobo Mau
Três Corpos Astrais Alinhados
Syzygy.com.pt – 2007
Syzygy

L’Amour
Nice To Miss You
Deathtosizo.com – 2007
Sizo

Nós Somos O Que És
Três Corpos Astrais Alinhados
Syzygy.com.pt – 2007
Syzygy

Nota: A minha Máquina do Hype é publicada todas as segundas-feiras.
Os MP3s desta edição foram legalmente disponibilizados pelo[s] respectivo[s] autores[s] em fórum próprio e serão retirados em 24 horas.

4 thoughts on “Máquina do Hype #13”

  1. Paulo, aparece mas é hoje à noite no planoB. (Concerto dos Sizo)
    ps: acho que consigo desmontar a tua teoria à volta do 13 🙂

  2. Obrigado, mas vai ser complicado, estou em viagem. Boa sorte!

    PS. Claro que consegues: receber um autocolante à entrada do Plano B foi uma circunstância, no entanto, receber lá em baixo outro de ti, já foi um feliz acaso. E o motivo é óbvio.

  3. Obrigado. Só espero, a avaliar pela assinatura usada no comentário, não ser responsabilizado por ajudar a baptizar algum movimento contra o Arquitecto Goiabada.

Comments are closed.