Máquina do Hype #15

Hype #15
© Last Nights Party

Peças Novas

Os Testa Rosa [falta um s em rosa, mas tudo bem] são um trio de Milwaukee, do qual fazem parte o casal Betty Blexrud-Strigens e Damian Strigens, acompanhados por Paul Hancock, e usam a Pop dos anos 60 como motor criativo. As músicas do disco homónimo e de estreia, que só sairá lá para o início de Agosto, são uma prova disso. Tanto é que canções como Ollie & Delilah, Book About Clouds, Arms Of A Tree ou Weather Underground, lá em baixo no Ruído, poderiam muito bem pertencer a um qualquer super grupo feminino daquela década, como as Shangri-Las ou as Ronettes, ou até mesmo a Dusty Springfield. Curioso, é que o eco do passado não está apenas na música, mas também na voz de Betty Blexrud-Strigens. Ainda que no outro extremo musical, o mesmo acontece com a voz de Kathrin deBoer, dos Belleruche, trio inglês que cruza com eficácia funk, jazz e hip-hop e que acaba de lançar Turntable Soul Music, do qual se destacam I’ll Come e Northern Girls [lá em baixo no Ruído, para download gratuito]. Só que neste caso, quando ouvimos Kathrin, recuamos uma década e paramos nos Moloko, ou melhor, na voz de Róisín Murphy. Isto de viajar no tempo através da voz, não cansa, mas farta e cria alguma confusão. O que é uma pena, porque tanto uns como outros, contas feitas, são competentes e até se recomendam.

Peças Soltas

As férias de Verão está aí e nada como arriscar uma compilação feita a partir destas peças soltas: Sole, palavras e batidas hip-hop ásperas, serve para acordar em dias de chuva; Amandine, gajada do indie: atirem-se a isto de unhas e dentes enquanto dura!; Bodies of Water, gajada do indie: se não gostaram dos Amandine, saltem para estes!; Mareva Galanter, ex-Miss França, etiqueta musical yé-yé, ou coisa que o valha, ideal para quem acredita que os franceses ainda chegam lá [como eu…]; Procon, a descrição no MySpace deles é acertada: “Sexo, Perigo, Sintetizadores e Rock”; Flufftronix, idem, aspas, ou quase; New Young Pony Club, para quem se perdeu nos anos 80, mas acaba de reencontrar a vida num pólo Fred Perry! Dica: sigam os links, porque há pelo menos uma música para download gratuito e legal em cada um deles. Se conseguirem uma boa compilação com as músicas que apanharem, enviem-na!

Peças Usadas

Formata para exportação e adoçada por deformação, a MPB é uma fórmula gasta, não sendo por isso de admirar que Tita Lima, Bebel Gilberto ou Cibelle canibalizem outros géneros e influências. E agora temos CéU, Maria do Céu Whitaker Poças, São Paulo, vinte e poucos anos, que mistura bossa, samba, hip hop e jazz num disco homónimo de 2005, relançado há pouco no circuito americano pela Six Degrees/Starbucks Entertainment [sim, a mesma dos coffee shops]. A voz e a fusão de sons convenceram a crítica internacional, ver aqui, enfim: para ouvido estrangeiro, meio Jobim basta.

[… enquanto isso, do lado de lá, o público brasileiro comenta no Youtube.com: “Maravilhoso… essa mulher é mto foda!”.]

Medição e Ensaio de Peças

Os Paper são um casal, Aaron e Adrienne Snow, acabaram de lançar As As pela States Rights Records e fazem electrónica que definem como sendo “poppy krauty trippy floaty funny drummy bassy trippy”, o que pode muito bem ser traduzido por “música que ajuda em dias de ressaca”. Aqui em baixo no Ruído está Mountain, ouçam-na como se fosse um Guronsan.

Surpreendente: o comediante Zach Galifianakis e Will Oldham, juntos, no campo, com movimentos de anca suspeitos e acompanhados de um grupo de dança muito idiossincrático, num vídeo de Can’t Tell Me Nothin de Kanye West…aqui.

Quase que me esquecia: basta uma inscrição aqui, para fazerem download legal do novíssimo Diamond Hoo Ha Man dos Supergrass, gravado ao vivo no mês passado no Guilford Festival!

E pronto, foi o Hype.

Ruído da Máquina

Northern Girls
Turntable Soul Music
Tru Thoughts Records – 2007
Belleruche

Mountain
As As
States Rights Records – 2007
Paper

Weather Underground
Testa Rosa
Latest Flame Records – 2007
Testa Rosa

Diamond Hoo Ha Man [Ao Vivo]
Guilford Festival – 2007
Supergrass

Nota: A minha Máquina do Hype é publicada todas as segundas-feiras.
Os MP3s desta edição são autorizados, expressamente e por escrito, pelo[s] respectivo[s] autores[s] e serão retirados em 24 horas.