Marcellus Hall: Mundo Fantasma

Marcellus Hall

Fiz uma perninha como comissário da exposição Kaleidoscope City que reúne ilustrações de Marcellus Hall e decorre entre 29 de Novembro a 4 de Janeiro na livraria Mundo Fantasma, Porto.

O comissariado, feito em parceria com José Rui Fernandes, resultou do facto de eu ter editado um Le Sketch, ou seja, já havia uma ligação pessoal, e do ilustrador estar em Barcelona, o que facilitou a deslocação ao nosso país. A exposição, de um modo simples [texto longo aqui!], está dividida em três categorias: ilustrações para revistas, esboços e miscelânea, cabendo nesta trabalhos a preto e branco, cores e num registo mais solto. Correu bem a inauguração, a afluência foi generosa para um nome [quase] desconhecido por cá, e o público, em geral e pelas palavras soltas que fui apanhando, estava genuinamente interessado nos trabalhos expostos. Fiz uma breve apresentação, discursos à Fidel não são o meu estilo!, depois foi a vez do Marce [diminutivo de Marcellus], que também optou pela brevidade. O que é natural, já que é um tipo muito reservado, coisa paradoxal, tendo em conta que, para além de ilustrador, é músico. Aliás, tinha dado um concerto na noite anterior à chegada ao Porto.

A estadia por cá foi curta, mas deu para correr os pontos-chave da cidade, sair noite fora, trocar música e pôr a conversa em dia no que diz respeito a amigos comuns e trabalhos em curso. O saldo, portanto, não poderia ser mais positivo.

I have commissioned, along with José Rui Fernandes, an illustration exhibition at Mundo Fantasma, Porto, Portugal, with works of Marcellus Hall. The exhibition will run from November 29, 2008, until January 4, 2009. Everything went fine and I am quite happy with it. So, if you are around, don’t miss it!