QuotesOnComics.com: Curiosidade, Dados e Picos

Tinha escrito que voltaria aqui, para fazer um apanhado do número de visitantes do QuotesOnComics.com no primeiro mês de vida. Quando o coloquei em linha, tinha muita curiosidade em saber se resultaria ou não, se haveria interesse ou pelo contrário, passaria ao lado. Um mês serve para desfazer a curiosidade e dizer que o saldo é positivo, já que entre 10 de Março e 10 de Abril passado, o Quotes contou com mais de 15 000 visitantes e teve 43 000 page loads, como pode ser visto na seguinte tabela.

StatCounter - Visitantes Quotesoncomics.com

Total de Page Loads, páginas visitadas, e Unique Visitors, todos os visitantes,
com respectivas médias diárias, período compreendido entre 10/03/09 e 10/04/09.
Fonte: StatCounter.com

O gráfico que cobre este período de 30 dias resulta quase ilegível, pelo menos a esta escala, mas basta clicar aqui para o consultarem. Nele, destacam-se imediatamente vários picos, o máximo ocorreu a 19 de Março: 2 470 visitantes e 7 677 [!] page loads. É claro que tem a ver com a novidade, mas não será por isso que não deixa de ser a jóia da coroa.

StatCounter - Visitantes Quotesoncomics.com

Total de Page Loads [verde] e Unique Visitors [azul],
período compreendido entre 18/03/09 e 19/03/09.
Fonte: StatCounter.com

Uma breve explicação quanto à data de início: o template foi preparado e testado até finais de Fevereiro, colocado em linha no início de Março, enquanto eram acertados alguns detalhes verifiquei, no dia 10, e pelo súbito e estrondoso número de visitantes, que alguém o tinha assinalado no Stumble Upon. Sendo assim, o dia 10 passou a “data oficial” de lançamento do Quotes.

Nenhum medidor de visitantes é exacto, por isso mesmo são usados três: StatCounter, Google Analytics e o plugin WordPress Stats. Os valores apresentados entre eles, para o número de page loads [ou views], não diferem muito, como se pode ver no gráfico do Google Analytics para o pico de 19/03/09.

Google Analytics - Visitantes Quotesoncomics.com

Total de Page Loads, no período compreendido entre 9/03/09 e 23/03/09,
com destaque para o dia 19/03/09.
Fonte: Google.com/analytics/

Quanto ao Stats, só serve como ponto de comparação, porque apenas regista page views e não apresenta o número real de visitantes. Infelizmente, quem usa o Stats parece querer ignorar isto, ou pior, confunde page views com visitantes. Quando encontrarem um blogger que use apenas o WordPress Stats e diga que tem 300 visitantes por dia, o melhor será explicarem-lhe que não será bem assim, que se calhar tem é 6 visitantes que viram 300 páginas.

Voltando ao Quotes, a média actual de visitantes não está longe da que é referida na primeira tabela, 300 por dia, ainda que ocorram picos, por exemplo, no dia 11 de Abril teve 742 visitantes e para cima de 1000 page loads, mas aos fins de semana as quebras são regulares. Quanto a assinantes do RSS, mais de 100 até hoje.

Aliás, a médio e longo prazo a tendência será essa, menos visitantes e mais assinantes. Os motivos são óbvios, o Quotes é aleatório, para saber quais são as novas entradas o RSS, seja num leitor ou por e-mail, é de longe a solução mais prática.

As reacções, desde autores, editores, a blogs de referência, passando por jornais online [podem ler aqui algumas], foram mais do que positivas, basta fazer uma pesquisa rápida no Google para ver quem ligou ao Quotes para tirar essa conclusão. Outra que se pode tirar: links em blogues e sites portugueses não chegam a uma dezena. Bizarro.

Os objectivos, no imediato, são muito simples: aumentar o número de assinantes do RSS feed e lançar um widget, coisa que está prevista para muito breve.

An update about QuotesOnComics.com visitors between 10/03/09 and 10/04/09, stats graphs are pretty clear to understand that I am happy with the feedback!

2 thoughts on “QuotesOnComics.com: Curiosidade, Dados e Picos”

  1. “… e lançar um widget, coisa que está prevista para muito breve.” Já não vai faltar muito, diria eu. Despachamos o projecto que está na calha, e logo sai um widget catita para os amantes da BD!

Comments are closed.