Squirtle Camoniano

Durante 72 horas os utilizador do Reddit podiam ir ao r/place e preencher um pixel (numa área de mil por mil), com uma determinada cor, obedecendo a um intervalo de tempo e sem a garantia que esse pixel não fosse preenchido por outro redditor. O resultado final é um selfie do próprio Reddit.

Entre muitos memes, marcas, referências, palavras, bandeiras, encontrámos a representação da comunidade portuguesa no Reddit. E ela vai desde a taça europeia ao bacalhau, passa pela sardinha, pelas antigas colónias, pelo Eder e por um Squirtle camoniano a segurar a nossa bandeira. Tudo rematado com um expressivo e profundo grito existencial.

Absolutamente impressionante, foi a manobra de ocupação da França pela Alemanha, a fuga da primeira e o emergir da bandeira da União Europeia entre ambas. Toda a operação na parte inferior central desta animação geral e aqui em detalhe. Se tivermos em conta que o intervalo para pintar cada pontinho foram 5 minutos, e cada um deles foi pintado por um utilizador, foi todo um blitzkrieg digital.