Vinheta Auditiva – Especial: Superman 1939

superman

A primeira aventura foi publicada em Junho de 1938, pouco depois, em 1940, com 1 250 000 de cópias de cada Action Comics a circular no mercado e um encaixe financeiro anual na ordem dos 950 mil dólares em direitos publicitários, já ninguém tinha dúvidas sobre a popularidade do Super-Homem.

Tanto é, que as aventuras foram de imediato vertidas para outros formatos e meios, como a rádio, onde se estrearam em Fevereiro de 1940, na nova-iorquina WOR, pela mão de Allen Ducovny, do departamento de comunicação da DC, e do escritor Robert Joffe Maxwell. A voz do Super-Homem pertencia a Bud Collyer [na foto] e as outras personagens rodaram por vários actores e actrizes, entre as quais se destaca, na voz de Lois Lane, a actriz Joan Alexander, que voltaria a fazer parceria com Collyer, entre 1941 e 1943, na série de animação dedicada ao super-herói e produzida pelos irmãos Fleischer [ responsáveis por outras séries de animação clássicas, como Popeye e Betty Boop].

Com episódios de 15 minutos de duração, as aventuras radiofónicas do Super-Homem “sindicalizaram-se”, ou seja, foram vendidas a outras estações de rádio, resistindo nas tabelas de audiências até Março de 1951. Aos ouvidos de hoje, os efeitos delirantes, a colocação de voz hiper-teatral, a redundância dos diálogos e a música de fundo a atirar para o épico, fazem de cada episódio uma extravagante experiência auditiva, que no entanto, não pode ser menosprezada. Já que Perry White e Jimmy Olsen, entre outras personagens, apareceram primeiro na rádio e só depois nos comics, acontecendo o mesmo com a kryptonite e a célebre abertura, “… É um pássaro! É um avião! Não! É o Super-Homem!”. Daí que a audição de Superman 1939, podcast de David Breyer dedicado em exclusivo a estas aventuras, seja altamente recomendada.

Tendo em conta que o personagem tresanda a mofo desde meados da década de 80 do século passado, haverá melhor regresso do que este?! Tenho as minhas dúvidas. Mofo pelo mofo, prefiro o uniforme com traças e cores esbatidas, como é o caso.