A propósito da exposição Invasão de Craig Atkinson na Dama Aflita, ficam aqui algumas fotos da montagem, master class na FBAUP e inauguração da exposição. As fotografias foram tiradas pela Joanne [mulher do Craig], pelo próprio, por mim, pelo Rui Vitorino Santos e pela Lígia Guedes da Dama Aflita.
Montagem, 21 de Maio.
O Craig trouxe todos os desenhos dentro desta caixa, no topo vê-se bem o símbolo da Café Royal, a editora dele. Entre abrir e não abrir, ir buscar o material que era preciso e um sem número de outras pequenas tarefas, admito que às tantas não conseguia tirar os olhos da caixa.
O primeiro passo foi distribuir os 200 e pouco trabalhos pelas 3 paredes da galeria, estabelecendo assim um ponto de partida para disposição. Nesta fotografia, está um dos meus favoritos: um lutador de boxe, o “Andre” [2ª fila, 3º a contar da direita], que integrou a exposição Katalogue no Museu Oscar Niemeyer.
Foi a partir deste pequeno núcleo que a montagem arrancou, depois a “mancha” alastrou-se pelas outras paredes, criando-se assim uma grelha que permitia acolher todos os trabalhos, qualquer que fosse a natureza, técnica e formato. Uma opção muito acertada, tendo em conta a quantidade e variedade dos mesmos.
A montagem, com intervalos, durou 6 horas. É visível o crescimento e extensão do núcleo inicial na horizontal, depois na vertical e através de ramificações. Aqui o Rui está a preparar um trabalho para ser colocado, foram utilizadas gelatinas, pregos e pegas consoante o peso e espessura de cada trabalho.
Já na recta final, chegou o momento do tira daqui, coloca acolá, aqui fica bem, ali é melhor. Repitam isto em uníssono, como se fosse uma mantra e vão ver que: ou entram em delírio ou em ciclo. A solução é voltar atrás, afunilar ideias, ir aos detalhes e colocar um ponto final naquilo que ficou em aberto.
Master Class, 22 de Maio.
Antes: o Rui verificava detalhes, o Craig estava cansado, não dormia desde as 3 da manhã!, e eu tentava manter os meus níveis de nicotina altos. Depois: o Craig optou por sentar-se na boca do palco, em vez de usar o clássico Power Point, recorreu ao site dele para mostrar trabalhos, esboços e edições da Café Royal.
A Aula Magna estava bem preenchida, tirando uma ou outra fuga ocasional, manteve-se assim até ao final. O Rui Vitorino é o terceiro da primeira fila, atrás dele está o Mário. Quando o Craig falou sobre a Orange, e o facto desta ter a cor que usa registada [Pantone® 151], ouviu-se um burburinho de espanto entre o público.
Perguntas e respostas, uma delas muito interessante, se o facto de o Craig optar por um registo muito semelhante ao do esboço, o que acontecia quando tinha de arte finalizar os trabalhos. Houve ainda tempo para mostrar alguns sites sobre ilustração. Útil para quem queria ficar a saber como poderia mostrar trabalhos.
Inauguração, 23 de Maio.
Antes da abertura o Craig ilustrou o vidro da montra Dama Aflita, aqui uma cara, ao lado o Andre em ponto grande, em baixo um diagrama e em cima o título da exposição. Infelizmente, não pude assistir a isto. É que a oficina de BD na BAG não podia parar, por isso cheguei tarde, acompanhado por alguns participantes.
Quando cheguei a galeria estava cheia de gente, depois vazou, depois voltou a encher. Pelo que fui apanhando, conversas soltas, comentários, observações, a receptividade foi positiva. Também havia alguma curiosidade há mistura, pelo menos para quem já conhecia alguns trabalhos, mas nunca os tinha visto ao vivo.
Um dos aspectos mais curiosos, sinal de boa disposição e abertura, é o facto do passeio em frente à galeria ser invadido por quem visita as exposições em dia de inauguração. Não importa muito se está bom, como era o caso, ou mau tempo. E até há quem suba e desça a rua várias vezes para ir buscar uma cerveja “ao turco”.
Gosto muito desta fotografia. Nela, além do Craig, vemos o Rui e a Lígia Guedes, só mesmo falta aqui o Júlio, que estava em Angola, para termos um retrato completo da Dama Aflita.
Podem encontrar mais fotografias, séries completas!, no site do Craig, no blog da Dama Aflita e no Facebook de ambos.
A exposição continua até ao dia 20 de Junho. Não a percam.