A Máquina do Hype #05

A Máquina do Hype #05
© The Cobra Snake

Peças Novas

Mais do que novas, estas peças estão por estrear, falo dos Bitchee Bitchee Ya Ya Ya [BBYYY], uma dupla londrina de DJs que irrompeu, assim do nada, com remisturas portentosas de Cansei de Ser Sexy, Brodinski, Mr. Flash, Bonde do Role e Poney Poney. O som é arranhado, cheio de loops toscos, com muita gritaria pelo meio, tão imperfeito, mas tão irresistível que nem sabia muito bem qual das músicas havia de colocar aqui. Suspeito que estes tipos, ou tipas, ou lá o que são, porque ninguém sabe muito bem quem são os BBYYY, vão rebentar por aí. Confirmem-no ouvindo os temas Tu Connais Le Chanson, Fuck Friend e Office Boy, depois podem dar um salto ao MySpace deles para fazerem download gratuito e legal de tudo o que lá está!

Peças Soltas

Dão pelo nome de The Glamour, ninguém diria que são de Milwaukee, Winsconsin, têm um toque muito de finais de 90, mas dentro dos limites do bom senso e gosto. Hesitei entre Kidz Night e Get Into It, mas esta última dá tanto, mas tanto, gozo que acabou por ser escolhida. Testem o que acabei de escrever: ponham o som das colunas no máximo, peguem numa Bic, cliquem em play e aos primeiros sons, saltem para cima da cadeira, rodopiem sem parar com a Bic em riste, até vazarem a vista daquele vosso colega-do-lado-que-é-um-chato. Dá cá um gozo vê-lo gritar, não dá? Se estão por casa, e não podem entregar-se a estas coisas, telefonem já a meia dúzia de amigos a marcar uma festa para logo à noite!

Peças Usadas

Jeanette Dimech. Filha de um belga e de uma espanhola, estrela de um êxito só, Porque Te Vas. Primeiro, achei que a música podia pertencer à série Verão Azul, confirmei que não, que afinal é do filme Cria Corvos de Carlos Saura, mas como este é de 74, e eu só o vi muito mais tarde, lá acabei por ficar meio perdido durante semanas, sem saber donde é que conhecia a música. Depois, lembrei-me de uma festa de anos de um amigo meu, em que me partiram a cana do nariz, tinha eu aí uns 7 ou 8 anos, e que enquanto a minha mãe tentava estancar o sangue, eu, numa de superar as dores, fixei-me na música que estava a dar: Porque Te Vas. Ou melhor, fixei-me no chim-chim, feito pela bateria, que entra logo aos 20 e poucos segundos. Dentro da minha cabeça, aquele chim-chim era semelhante ao chim-chim que a cana do meu nariz fez quando partiu, e isso, vá-se lá perceber como, ajudou na auto-hipnose contra a dor. Talvez por isso, outras das preferidas da minha playlist seja Chi Ching da Lady Sovereign. Voltando um nadinha atrás, a voz dela também ajudou, fazia-me lembrar a de um desenho animado, e quando temos 7 ou 8 anos e ouvimos vozes assim, o mundo é um lugar seguro, mesmo quando o sangue escorre e a festa está estragada. Tudo isto saltou cá para fora, quando estava a ver os vídeos da Jeanette no YouTube.com, onde há desde este gravado num bar apinhado de clientela irreal [reparem nos olhares do tipo que está sentado aos pés dela!], e em que se ouve bem o tal chim-chim, até esta ofuscante aparição ao vivo, passando por este outro com um cameraman atiradiço nos movimentos pélvicos. O vídeo da versão cantada pela Shana Tesh também tem graça, não tanto pela música, mas pelo diálogo no táxi, típico de novela ou de uma qualquer pornochachada latino-americana. Detalhe que já não faz parte da minha memória.

Medição e Ensaio de Peças

Nota máxima para Italiano Lento do DJ Sandrinho, retirado de Baile Funk Masters #1, salpicada de gemidos, mas a provar que com batidas simples se fazem faixas imaculadas, como é o caso. O DJ Sandrinho, fica aqui o convite se estiverem por perto, passará pelo Triptyque em Paris neste próximo 24 de Maio, seguindo para o Favela Chic de Londres a 27, e volta a 30 ao Favela de Paris. Tendo em conta os destinos lowcost disponíveis, são estas as sugestões, mas para saberem todas as datas e locais por onde vai passar, consultem o programa no My Space dele. Avançando para o “dance punk”, máxima para Hummer dos britânicos Foals, que depois de entrar no ouvido, cria balanço e faz abanar a cabeça.

Ruído da Máquina

Office Boy
Myspace.com/bbyayaya – 2007
Bitchee Bitchee Ya Ya Ya

Italiano Lento
Baile Funk Masters #1
Man Recordings – 2007
DJ Sandrinho

Get Into It
Let’s Party!
Promo – 2007
The Glamour

Nota: A minha Máquina do Hype é publicada todas as segundas-feiras.
Os MP3s desta edição são autorizados pelo[s] artista[s] e serão retirados em 24 horas.

One thought on “A Máquina do Hype #05”

Comments are closed.