A Máquina do Hype #08

Máquina do Hype #08
© The Cobra Snake

Peças Novas

Somos todos músicos. E quem diz músicos, diz fotógrafos, designers ou o que se quiser. A ideia é contemporânea, ou nem tanto, já que se escreve sobre o fenómeno dos self media há quase meio século, mas hoje a popularização da produção artística tem contornos bem definidos, serve a indústria cultural e é fonte de conteúdos para a Web. Um bom exemplo disso, é Bobmo, DJ francês com pouco mais do que 18 anos que começou por fazer beats com sons tirados uma consola de jogos, uma Playstation!, e edita agora o 12” Let’s Go Bobmo pela Institubes. Se para alguns isto é preocupante, para aqueles que entendem a “geração Myspace” como um movimento artístico em si [ainda que acidental, informal e disperso], Bobmo é mais um exemplo de que a educação e produção artística tradicional está praticamente arrumada a um canto. Ou isso, ou corre sério risco de extinção. Nada de pessimismos, todos para o Bobmobile!

Peças Soltas

Ungawa! A saudação é frequente em filmes onde aparecem tribos primitivas [!] ou povos de uma qualquer região inexplorada, se puxarem pela memória, vão lembrar-se que Tarzan cumprimentava assim tudo o que era criatura viva. A expressão em si nada significa, diz-se que foi inventada por um grupo de argumentistas de Hollywood que iam almoçar a um restaurante no bairro de Gower. Quanto ao Ungawa dos Chow Nasty, a circular pela Web há uns anos e só agora editado no álbum de estreia Super [Electrical] Recordings, é o single perfeito para festas selvagens, daquelas que envolvem litros de cerveja e onde as conversas não passam disto: Ungawa! Mim Tarzan! Tu Jane!

Medição e Ensaio de Peças

Tudo é estranho nos Map Of Africa: o site e o MySpace deles está quase vazio de conteúdo, estabelecer contacto foi uma dor de cabeça e depois de uma pesquisa rápida, ficamos a saber que o álbum [edição limitada da Whatever We Want] já vale uns bons euros em leilão. Acrescente-se ainda a seguinte informação, os Map são uma dupla, constituída pelo DJ Harvey e pelo produtor Thom Bullock [A.R.E. Weapons, Rub N Tug, etc], que neste projecto aposta no “disco rock”, meio decadente e com letras bizarras, para não dizer incompreensíveis. Bem, como alguém já escreveu por aí, é música para quem tem o peito farto de pêlo, ao que seria de acrescentar: Tony Ramos, toma lá o disco da tua vida!

Boa surpresa o EP All That You Are dos Lismore, desde logo pela pontinha de desespero que há na voz de Penelope Trappes. A batida também não é de menosprezar, faz lembrar uma sequência de murros numa qualquer jogo da Wii ou PSP. Podem encontrar várias músicas para download gratuito e legal no site deles, entre as quais uma versão do tema 1979 dos Smashing Pumpkins. Também consultar as datas e locais da digressão, limitada aos Estados Unidos. Uma pena. Talvez por isso, tenham sido simpáticos e cederam All That You Are para download. Basta clicarem no título com botão direito do vosso rato e “salvar como” para o vosso computador o MP3.

Peças Usadas

É impossível resistir a uma transcrição deste extraordinário diálogo entre duas brasileiras, numa manhã de ressaca amorosa [?!?], que abre Bananas du Brasil de 2005 dos Prototokyo:

– Ai que delícia esse lugar, não é bom?
– É muito bom, adoro praia!
– É tudo o que eu precisava!
– Eu também!
– Como é que passou a noite ontem?!
– Gente, foi muito bom, Tastemaker Three é um fofinho… um gatinho…
– Jura?! Vi vocês dois juntos e amei!
– Pois é, ele é super-romântico, sabe, a gente beijou a noite toda…
– Ai meu deus!
– Ele passa a mão no cabelo! Como foi o seu?!?
– Ai menina, mas o Ladies Sagittaria… olha vou te contar… ele é assim… um furacão!
– Nossa!
– Sabe, assim um furacão!?
– Sei!
– Eu tou cansadérrima, menina!

… depois disto, tão certo como o erro de português no título, segue-se um prenúncio de swingada. Deixando de lado interpretações maldosas e possíveis trocadilhos de mau gosto com o título, Bananas du Brasil anima qualquer fim de tarde numa esplanada. Vai uma caipirinha?!

Ruído da Máquina

To The Bobmobile
Let’s Go Bobmo
Institubes – 2007
Bobmo

Ungawa
Super [Electrical] Recordings
Omega Records – 2007
Chow Nasty

Map Of Africa
Map Of Africa
Whatever We Want – 2007
Map Of Africa

All That You Are
All That You Are
Cult Hero – 2007
Lismore

Bananas du Brasil
Prototokyo
Domo Records – 2005
Prototokyo

Nota: A minha Máquina do Hype é publicada todas as segundas-feiras.
Os MP3s desta edição são autorizados, expressamente e por escrito, pelo[s] respectivo[s] autores[s] e serão retirados em 24 horas.