© Tom Hart
Esta semana, a Entrevista Súbita é com Tom Hart e já está online no Mundo Fantasma.
Conheci o Tom em 1997, no 9º Salão Internacional de BD do Porto, muito mais tarde, em 2003, fui convidado por ele para participar no Serializer.net, um site norte-americano dedicado a webcomics.
Além de simpático, o Tom é uma daquelas pessoas que tem energia, como se costuma dizer, para dar e vender. O que contrasta com o sentido poético das histórias que conta, mas se ajusta ao perfil libertário [quase tumultuoso] de algumas personagens que foi criando. Outro detalhe curioso, é o facto dessas personagens citarem, a meio de diálogos, escritores e poetas. Nada de novo, não fosse o facto das citações serem belíssimas e os escritores a quem são atribuídas não existirem.
Entre o poético e o libertário, fica por dizer que há em Hutch Owen, personagem central em toda a obra do Tom, muito de Whitman e Thoreau. Olhando para o Tom, julgo que se pode dizer o mesmo.
A única recomendação que posso fazer, se não conhecem de todo os livros, é que comecem por visitar com atenção o site dele.
The Sudden Interview of this week is withTom Hart and it’s already in Mundo Fantasma blog. Tom Hart [1969, Kingston, NY – USA] started doing comics in the early 90s and published his first book, Hutch Owen’s Working Hard, in 1994 with the help of a Xeric Foundation grant for self-publishing. Since then, the stories of Hutch Owen have been collected in books and serialized on the web. He also have published several graphic novels, like New Hat Stories and The Sands. Check out his blog or website, were you will find Hutch Owen daily strips and Trunktown series, with Shaenon K. Garrity. You can read an extended version his mini-biography in Mundo Fantasma!