Akira Toriyama – Taller de Manga

Livro de referência obrigatória para todos os que queiram aprender a desenhar manga com o autor de Dr. Slump e Dragon Ball, mas também de outros títulos menos conhecidos como Wonder Island, Girl Deka Tomato, Pola & Roid, Mad Matic e Chobit. Neste atelier há duas personagens principais, um mestre e um discípulo, que vão, de lição em lição e de uma forma lúdica e divertida, esclarecendo todas as regras técnicas e estéticas características do manga.

Podemos ainda olhar para os dois personagens como sendo alter-egos de Akira Toriyama e Akira Sakuma, sendo este último o verdadeiro discípulo do primeiro, até mais do que isso, ajudante, porque muitos dos diálogos e situações aconteceram realmente aos dois. O tom geral é divertido, senão mesmo delirante, outra coisa não se esperaria de alguém que se destacou-se de outros autores humorísticos, como Masashi Tanaka ou Hisashi Eguchi.

A última parte do livro é feita exclusivamente com exemplos de páginas de histórias enviadas a Toriyama, onde ele explica onde estão os erros, apresenta a solução e mostra como ele próprio faria a página, um determinado quadrado ou uma passagem. Nessa última parte temos ainda várias fotografias de Toriyama em posses ridículas, quase embaraçosas ao nosso olhar e sentido de humor ocidental, mas que só demonstram que o homem é realmente genial, porque só um génio é capaz de criar personagens universais à custa de humor local.

Para aqueles, e eu sei que são muitos, que gostam de comprar os mangas no original (vá-se lá perceber porque é que insistem em comprar livros que não conseguem ler…) aqui vai a ficha deste: Hetappi-Manga Kenkyujo, Akira Toriyama & Akira Sakuma, Shueisha. Para os que não têm esse hábito, fiquem-se por esta tradução castelhana. Nunca poderia chamar-lhe versão, já que o sentido da ordem visual é mantido, ou seja, da esquerda para a direita. Mesmo que escape esta ou aquela palavra, assim entenderão quase tudo o que está escrito, o que é sempre bom.

Akira Toriyama – Taller de Manga
Akira Toriyama e Akira Sakuma
Planeta DeAgostini Comics – 184 p, PB

Texto publicado na revista Quadrado, Volume 3, Nº1, Janeiro de 2000.