Como Fazer Uma Grelha de Quadradinhos em 5 Minutos

paulo-patricio-grelha-quadradinhos-banda-desenhada-hq

Ou até menos. Depende da rapidez.

Acontece muitas vezes, durante workshops e até olhando para autores amigos ou com quem trabalhei, observar com atenção como é que desenham uma grelha de quadradinhos numa prancha de banda desenhada. Às vezes fico bastante perplexo com o tempo e a complexidade que investem, puxando linhas atrás de linhas, usando esta e aquela régua. Também há casos em que desenham a grelha no computador, imprimem e usam a mesa de luz, ou então, desistem e compram um bloco de pranchas prontas a usar.

Ainda que numa versão simplificada, passo a explicar um modo rápido e muito eficaz de fazerem uma grelha.Precisam do seguinte: X-Acto, lápis (de grafite mole), um esquadro e um cartão duro com o tamanho da vossa prancha. No cartão desenham uma grelha com as margens, dimensões e número de quadradinhos que pretendem. Neste exemplo, usei uma de 6. Desenhada que está a grelha, com o X-Acto, cortem e retirem o interior dos quadradinhos. Coloquem o cartão em cima da vossa folha e marquem a grelha a lápis.

Reparem que a grelha original que usei tem 6 quadradinhos, mas isso pode variar consoante o que preciso para cada prancha, já que podem unir na vertical e na horizontal, como podem ver na imagem.

E pronto.

“How To Make A Panel Grid In Five Minutes”, a handy tip for beginners, english version at Jessica Abel and Matt Madden’s Drawing Words & Writing Pictures website.