Dama Aflita: Périplo

Paulo Patrício

Inaugura já neste próximo sábado, 5 de Dezembro, pelas 17 horas na Galeria Dama Aflita! A exposição conta com mais de 30 desenhos meus feitos em viagem [férias sobretudo], que têm em comum o facto de terem sido feitos em países à volta da orla do Mediterrâneo. Daí o título, Périplo.

Alguns foram colocados aqui, outros no meu perfil do Facebook e uma outra boa parte são inéditos. Metade a preto e branco, metade a cores. Resultam todos de circunstâncias, uma viagem de barco entre praias, um minuto à espera para ser servido numa esplanada, e que por isso mesmo, nada têm de cliché National Geographic. Se numa parte deles o registo é rápido e desinibido, tanto serve para fixar um momento íntimo, como para fazer uma observação directa sobre quem está ou passa à minha volta. Noutros cruzo apontamentos caligráficos com publicidade, diálogos soltos e iconografia avulsa. Ou seja, apontamentos, esboços e observações, tudo vertido para ilustrações.

Estão todos convidados para a inauguração, próximo sábado, dia 5, às 5 da tarde!

Ficam aqui alguns exemplos do que poderão ver na Galeria Dama Aflita

Paulo Patrício

Paulo Patrício

Paulo Patrício

Paulo Patrício

Paulo Patrício

Paulo Patrício

Paulo Patrício

Périplo
5 de Dezembro, 2009, a 5 de Janeiro, 2010.

Galeria Dama Aflita
Rua da Picaria, 84
Porto

Horário: Segunda a Sábado das 15h às 19h, outro horário por marcação.

Todas as informações em GaleriaDamaAflita.blogspot.com.

Solo show at Galeria Dama Aflita, Porto, combining commercial and public signs with illustrations based upon sketches done while traveling in Mediterranean countries during summer holidays. The exhibition will run from December 9, 2009, until January 5, 2010.

3 pensamentos em “Dama Aflita: Périplo”

  1. Se calhar era interessante ter um pequeno texto a contextualizar alguns desenhos (os + crípticos). Ou não …

    O último desenho, por exemplo, parece ser completamente “insider’s stuff”. Ficamos mesmo de fora :-k . Nalguns desenhos sinto q me escapa O ponto – “hum???”. Mas isto sou eu q se calhar sou tótó e não estou a ver a coisa devidamente (queria papinha Néstlé, não era?).

    Agora vou dizer uma coisa q os artistas detestam (“isto faz-me lembrar …”), mas realmente vieram-me à cabeça os desenhos do Daniel Johnston (sou fã). Ainda bem q os comentários são virtuais, ou já estaria com algum objecto contundente na cabeça.

    12x @}->–

  2. Alexandra, tudo que estará na exposição foi feito em viagens (férias, como explico mais acima). Ou seja, esboços, apontamentos e desenhos rápidos, convertidos em ilustrações.

    Não há nada aqui de “insider’s stuff”, os coloridos, 14, entre os quais estão estes 3, são iconografia popular que aponto por onde passo. Tão simples como isso. Por exemplo, o de cima é uma placa de publicidade a um ginásio, o do meio proibição de estacionar, o de baixo é o número de uma porta e um anúncio de restaurante (neste caso, um tajine).

  3. Okey dokey!
    Acho que essas breves “legendas” iluminam os desenhos – deve ser por já não estar %-( . Obrigado.

    d 😮

Os comentários estão fechados.