Finalmente A Censura

A Associação Americana de Bibliotecas publicou recentemente a lista dos 10 livros mais contestados em 2016, ou seja, com mais pedidos para serem banidos ou passarem a ter acesso restrito. Desta vez, metade da lista é ocupada por livros ilustrados e bandas desenhadas.

Em primeiro lugar: This One Summer (em português, Finalmente O Verão), uma banda desenhada com argumento de Mariko Tamaki e desenhos de Jillian Tamaki, vencedora de inúmeros prémios desde a sua edição em 2014. Centrada em duas personagens, Rose e Windy, “amigas de férias”, a obra retrata de uma forma muito evocativa o final da infância e entrada na adolescência. Os motivos que levaram os leitores a contestarem são “incluir personagens LGBT, uso de drogas, profanidades, ser sexualmente explícito e de temática adulta”. O que é difícil de compreender, nem nudez há.

É ainda de sublinhar que dois outros títulos da lista, George de Alex Gino e I Am Jazz de Jessica Herthel, Jazz Jennings e Shelagh McNicholas, têm personagens transgénero, e segundo quem contestou, apresentam por isso mesmo “pontos de vista ofensivos”.

A lista, publicada anualmente, é definida pela própria associação como um “índice de ansiedade da América vigente”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *